Pular para o conteúdo principal

Brinquedos Nacionais | porque o colecionador e as crianças não gostam desses produtos?

Essa boneca da foto é 100% nacional! Sério. Me pergunto porque a indústria nacional só faz boneca "the monia". 

É por isso que quero trabalhar com design de brinquedos!

Quando fazem brinquedo nacional, é tudo mesma coisa. Tudo material de péssima qualidade. Tudo que tem cara de imitação, de brinquedo ruim, tido genérico. O consumidor merece brinquedos mais caprichados. E a indústria nacional consegue sim fazer algo igual ou ate superior ao brinquedo importado. Temos tecnologia de materiais sim, podemos fazer um design melhor.

Mas não, pessoal faz boneca cara com qualidade de 1,99. Por isso quero fazer minha especialização na área de Toy Design. Quero trabalhar nessa área. Mostrar que podemos ser até superior a uma Mattel ou Hasbro da vida. 


"Ain, Miaka. Mas os brinquedos nacionais parecem imitação porque eles fazem imitação". 

Sim, eles fazem imitação. É só ver o conjuntinho de Móveis da Taty, que claramente é um desenho da Poly. 
Mas é porque é mais fácil tentar enganar uma criança mostrando algo genérico que possa passar a ideia de ser um original ou similar ao personagem que ele gosta, do que tentar criar algo de uma franquia brasileira ou fazer um produto licenciado (porque fazer produtos licenciados precisa pagar a licença de imagem, royalties que ninguém quer gastar com isso). Porem, nem sempre é preciso tentar ser sombra de outro produto, enganando o consumidor mirim que só cresce tendo ódio do produto que tenta imitar o original e fica "pagando pau" para empresas americanas.


Podemos criar as personagens brasileiras como essa Raira, a Stephanie etc mas com rostos mais suaves, materiais melhores, uma boneca mais luxuosas e sendo agradável para as crianças e colecionadores.

Eu como colecionadora, iria adorar ter uma boneca nacional na coleção, valorizando algo da minha terra. E posso afirmar, que quando criança, as empresas nacionais eram sinônimo de falsificados e coisa ruim. E não é bem assim.

Por um período longo também achava que não tínhamos grandes empresas nesse segmento e que tudo surgia como fábrica fundo de quintal, mas não, temos empresas tão grandes como a Estrela. Mas nem por isso se destacam no mercado. E grande parte por serem empresas que tentam focar mais em um publico pequeno, com os mesmos tipos de brinquedos: para bebês, bonecas estilo bebê e bonecas enormes que atraem mais atenção de crianças ate uns 5 anos de idade.

Porque não mudar esse pensamento? Isso me deixa indignada. E hoje, mais que nunca, prestes a me formar como uma nova profissional, não consigo mais ficar conformada sem tentar mudar esse cenário. Quero sim me especializar em design de brinquedos. Tentar mudar, nem que seja um pouco essa visão antiga que o mercado nacional tem empacado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como