Pular para o conteúdo principal

História da Arte - Parte 1

Queridos Viajantes!!! 

Hoje estou abrindo uma nova sessão aqui no blog, que serão em 3 partes sobre HISTÓRIA DA ARTE. 


Acontece que, como todos sabem, sou estudante de Design e dessa vez, minhas provas serão de um método diferente: produzindo conteúdo para um blog/site. E resolvi, porque não, criar as postagens aqui no Universo Atakima, onde já falei de ilustrações, Diys e outras coisas de arte e design (então tudo a ver). 

A primeira parte vou falar sobre as origens da arte, dando enfase a ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA, ARTE EGÍPCIA E ARTE GREGA. Aqui nessa postagem será uma introdução, mas teremos 3 postagens com um resumo mais amplo de cada assunto, onde você pode acessar clicando aqui: 


Arte na Pré- História 

Antes de ser criado a escrita, povos antigos já produziam obras de arte. Nas cavernas, homens pintavam figuras que representavam pessoas e animais, cenas de caças eram ritos religiosos, ou seja, apresentavam uma utilidade pragmática. Também teve esculturas de madeira, ossos e pedras. As manifestações antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália, com data próxima de 25000 a.C., período paleolítico.

Além dos povos pré-históricos, também é considerado arte primitiva as produzidas pelos índios e povos que viviam na América Pré-Colombiana (como os Maias, Astecas e Incas). com esses povos veio esculturas, pinturas e templos feitos de pedras e outros materiais preciosos. 

Também temos na atualidade: negros africanos, que produzem máscaras, esculturas e pinturas. outros nativos da Oceania e Índios americanos. São artes que são projetados de forma primitiva e com estilo próprio. 

Arte Egípcia 

A arte Egípcia está muito ligada a ritos funerários do povo. A civilização do Egito teve a duração por volta de 3 mil anos e floresceu às margens do Rio Nilo, o que dá origem a citação do filosofo grego Heroclito que fala "O Egito é uma dádiva do Nilo". A necessidade de sobrevivência, de viver e tirar seus frutos do Nilo, uma força da natureza que era imprevisível, surgiu mitos, deuses, tecnologia e vários outros frutos que conhecemos até hoje (e muitos outros que desconhecemos ainda). 

Na época de Napoleão Bonaparte, começou a "egitomania", que ajudou a expandir o conhecimento sobre os egípcios, com famílias querendo comprar peças artísticas do Egito, imitar a arquitetura e até mesmo comprarem múmias para festas de abertura. Inclusive, a família Real, particularmente o Dom Pedro I comprou múmias e outros itens egípcios, que até hoje residem no Brasil. 


Arte Grega 

A arte na Grécia falava e retratava muito sobre o cotidiano e também sobre a mitologia da época. A Grécia foi dividida entre vários períodos e cada período tem identidade diferentes para suas mais diversas manifestações de arte. Os períodos são: 
Homérico - 776 a.C. 
Arcaico - Século VIII a VI a.C.
Clássico - Século V a IV a.C. 
Helenístico - Século III a II a.C. 

 ~~ *** ~~ 

Espero a companhia de vocês para as futuras postagens (também podem mandar sugestões de outros assuntos para abordamos, assim após as 3 provas que eu tiver que fazer, posso abordar mais assuntos relacionados a Arte e aprendermos mais juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como