Pular para o conteúdo principal

Como limpar uma Action Figure

Caríssimos leitores, vocês sabem como sou péssima para criar nome de coluna. Essa é a nova coluninha que (não terá uma periodicidade, porque eu não tenho muita criatividade para sempre trazer um assunto), mas vou explicar sempre “Como...” alguma coisa. (ex: Como cuidar de seu cachorro, como pular um muro sem se machucar, como desativar uma bomba, essas coisas simples).

Creio que nunca falei de Action Figure aqui no blog, mas quando elevamos nosso vicio a outro nível, começamos a colecionar também as figures dos nossos personagens favoritos (pelo menos a maioria nerd e o pessoal de TheBig Bang Theory).

Então, sinceramente, estou meio perdida para começar a escrever aqui, mas agora vamos falar sério e começar o assunto em pauta. Quero deixar claro que é isso que eu acho sobre dado assunto, mas nem todos os colecionadores pensam da mesma forma. 

A escolha de uma figure é importante, não pode ser qualquer uma. E o que pode pesar na decisão é o material, isso por dois motivos básicos: finalidade e limpeza. Além da riqueza de detalhes, o material certo pode oferecer é a diferença de preço e durabilidade da peça. 

Não é muito difícil ter crianças com a maior curiosidade de por as mãos em um exemplar da sua coleção ou até mesmo alguém presentear uma criança que ainda não tem a consciência plena que se derrubar uma Action Figure de resina, poderá rachar, tirar lascas de tinta, machucar alguma parte ou até mesmo partir a figure no meio. Uma de PVC/ ABS terão peças pequenas e uma fragilidade relativamente maior, que podem ser desmontados e ganhar avarias de peças minúsculas quebradas (e quem já lidou com esse tipo de material, sabe que não é uma simples cola superbond que concertará o estrago feito). No caso de vinil e similirares, tem a textura e aparência borrachuda (como os brinquedos de criança pequena), esses são fáceis de lavar, de cair e de ter uma resistência maior (se assim como eu, você for um desastrado, opte por uma figure assim). 
Da esquerda pra direita: Chumbo, Resina, PVC, Vinil.
 A limpeza especifica para cada action figure deve ser determinada quando se tem em mente que tipo de material a mesma foi produzida. 

*As maiorias das coleções ficam em armários totalmente fechados esses só um pano seco pode ser utilizado para tirar a poeira. Os que não são retirados da caixa, não estão sujeitos a sujarem, mas podem amarelar com o tempo. 

*Se tem guardados em prateleiras, o cuidado é redobrado, poeira e outros invasores podem amarelar e danificar sua peça. 

1 – Peças de chumbo e resina: podem ser limpadas com pano seco. Umideça um pouco o pano, caso tenha manchas e contato com bichinhos, como pernilongo. 

Figure de Vinil e PVC amareladas por causa do tempo
2 – Peças de PVC/ABS: podem ser deixadas de molho por pouco tempo em água corrente, para não ter risco de perderem a cor, com isso um simples pano é eficaz para tirar manchas. 

3 – Peças de Vinil e outro material mais borrachudo: esses ficam mais difíceis de retirar certas manchas apenas com pano úmido, além de contar com ranhuras e um amarelamento maior com o tempo, é preferível utilizar também uma escova de cerdas bem macias (uma escova de dente é melhor por ser pequena e alcançar lugares mais estreitos). Sabão neutro também pode ser usado. Recomendo lavar com sabão, porque com o tempo o material pode ficar grudento (como se tivesse derretendo), mas isso é pelo contato com poeira, que pode ser revertido sem nenhuma danificação utilizando sabão em sua limpeza. 

PS: Não utilize alvejantes, água sanitárias, álcool (pode danificar cores e resecar o material), ou nenhum outro material de limpeza. Exceto sabão neutro em casos extremos.
 
  Vejamos a limpeza de uma Action Figure feita de Vinil:
Cedido pela Hikari
 - Retirar o grosso da sujeira (poeira), deixando ele em agua corrente. 
 
- Após isso, se ainda tiver sujo em lugares de dificil acesso ou, como citado ateriormente, estiver grudendo, use uma escova de dente e sabão neutro para limpar todos as ranhuras e lugares de dificil acesso, pode ser utilizado também um cotonete, por causa da melhor facilidade e impede de arranhar mais ainda a figure. 
-Prefiro enxugar logo as peças, para que não venha ficar umida. Eu as enxugo com papel toalha, é facil para alcançar partes de dificil acesso e o papel toalha tem uma otima absorção. Caso você não quer secá-la com uma toalha ou papel, aconselho deixar pegando um vento na sombra. Lembrando sempre que o sol reseca a figure, mantenha em um local arejado e longe da luz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como